A imagem mostra em detalhes o setup do guitarrista Fernando Miyata, que é formado apenas por pedais BOSS e dividido em duas partes: a primeira seção é MONO e vai ligada ao INPUT do amplificador. A outra tem saída ESTÉREO e vai ligada aos retornos de loop de efeitos de dois amplificadores valvulados. Clique nos produtos para visitar a página contendo descrição e detalhes de cada um. Os comentários são do guitarrista


PARTE 1 - INPUT

 

É um pedal supressor de ruídos. Envio o sinal direto da guitarra para ele através da pedalboard BCB-60. A saída SEND do NS-2 vai para os pedais FV-500H, PW-10, PH-3 e CS-3, para depois retornar à entrada RETURN. Esses pedais terão seus ruídos diminuídos pelo NS-2.

AJUSTES

THRESHOLD

DECAY

MODE

Depende do local e do ruído que a rede elétrica gera nos pedais.

2

MUTE

 

Este pedal controla o volume de saída da guitarra, antes de entrar na cadeia de efeitos. Utilizo o knob MINIMUM VOLUME a aproximadamente 25% do volume máximo. Com isso, consigo um volume mínimo sem cortar por completo o sinal da guitarra.

 

Um dos principais pedais do meu setup. Como o PW-10 tem três memórias de ajustes mais o modo manual, consigo quatro efeitos diferentes com ele:


Descrição do efeito

TYPE

RANGE

DRIVE

MODO MANUAL

Profundo com muito grave para solos

ADVANCED

0

off

VERMELHO

Para usar com drive e crunch

MO WAH

4

off

VERDE

Wah customizado

CUSTOM tipo CRY WAH
Q= 6 PRESENCE= 10

6

off

AMARELO

Univibe

UNI-V

3

off

Obs: As três memórias do PW-10 são identificados pelas cores vermelho, verde e amarelo.

 

Utilizo esse efeito de duas formas.

Ajuste

RATE

DEPTH

RES

STAGE

TRADICIONAL

4

10

4

8

ROBÓTICO

4

10

6

Step

 

Fica sempre ligado no setup, com uma regulagem bem suave, apenas para manter os níveis quando o PW-10 e o PH-3 são utilizados.

AJUSTE

LEVEL
TONE
ATTACK
SUSTAIN
5
7
10
2

 

Utilizo como BOOSTER para saturar a entrada do amplificador valvulado. A saída do BD-2 vai para a BCB-60, que, por sua vez, envia o sinal para o INPUT do amplificador.

AJUSTE

LEVEL
TONE
GAIN
4
0
3

 


PARTE 2 - LOOP de EFEITOS


Recebe o sinal do loop de efeitos (SEND) do amplificador. Utilizo como “master volume” e também em conjunto com o DD-20 para simular um efeito de “string pad”. A saída TUNER OUT vai ligada ao TU-15, de forma que posso afinar minha guitarra sem volume algum no setup.

 

Utilizo para criar um timbre inusitado que elimina os graves e agudos da guitarra e também ressalta os médios, similar a um rádio antigo.

AJUSTE

100 Hz
200 Hz
400 Hz
800 Hz
1,6 KHz
3,2 KHz
6,4 KHz
LEVEL
-15 dB
-10dB
-5 dB
0 dB
+5 dB
0 dB
-5 dB
0 dB

 

Mais um pedal fundamental no meu setup. Consigo cinco efeitos de delay com ele, sendo alguns em estéreo. A partir do DD-20 meu sinal passa a ser estéreo.


Descrição do efeito

TYPE

E. LEVEL

F. BACK

TONE

TEMPO

TYPE

MANUAL

Gravador de loops

SOS

8

---

zero

---

---

MEMÓRIA 1

Tipo “ping-pong” (estéreo)

PAN

5

2

3

225

Colcheia

MEMÓRIA 2

Junto com pedal de volume

MOD

6

5

5

450

Semínima

MEMÓRIA 3

Tipo “perseguidor”. Para solos

PAN

8

0 (1 repet)

3

450

Semínima

MEMÓRIA 4

Delay reverso

REV

7

5

zero

900

Mínima

 

Recebe o sinal estéreo direto do DD-20. Esse pedal também me dá cinco ajustes diferentes, sendo que um deles é um efeito suave que fica todo o tempo ligado. Esse efeito aumenta a sensação estéreo de meu setup.


Descrição do efeito

MODE

LEVEL

LOW

HIGH

RATE

DEPTH

BRILLIANCE

AMBIENCE

MANUAL

Ligado direto. Aumenta a sensação estéreo

DIMENSIONAL D

4

5

5

2

0

0

0

MEMÓRIA 1

Mais intenso para usar com drives

DIMENSIONAL D

5

5

5

4

0

0

0

MEMÓRIA 2

Timbres limpos

STANDARD

5

5

5

4

6

0

0

MEMÓRIA 3

Timbres limpos com mais efeito

RICH

4

3

5

6

3

0

0

MEMÓRIA 4

Timbre de chorus “vintage”

CE-1

4

3

5

5

0

0

0


Ligado direto. Não utilizo o reverb do amplificador.

AJUSTE

E.LEVEL
TONE
TIME
MODE
2
4
8
ROOM

A saída estéreo A do RV-5 é enviada ao RETURN do amplificador número 1. A saída estéreo B do RV-5 é enviada ao RETURN do amplificador número 2, encerrando o setup.